domingo, 20 de março de 2011

MAE ÓRFÃ....

Para a morte de um filho não há cura, tratamento, nem alívio para a dor. A morte de um filho faz sofrer o coração até o fim. Fim que não chega nunca. Morre-se um pouco todos os dias. Enlouquece-se de dor, sem se perder a razão.

Dizem que mãe não deveria chorar a morte do filho, mas a dor desta perda é um pranto sem lágrimas, um lamento silencioso.

Um verso de Chico Buarque diz que “a saudade é arrumar o quarto/ do filho que já morreu”. Arrumei o quarto dele, antes mesmo de saber que já estava morto. Talvez, no íntimo ja o soubesse.

Mas essa não é a maior dor. A saudade do filho que já morreu é a dor de todas as dores. Pensei que pudesse esconder tal dor, mas,no fundo dos olhos o brilho se apagou, e a lágrima é a dor que transborda, que afoga e sufoca. Vejo a vida de meu filho ir-se não de uma vez, mas aos poucos, numa luta inglória contra as drogas, câncer causador de inúmeras tragédias, que culminou com a partida do meu menino, mas não encerrou o sofrimento de quem o gerou e o carregou e o apoiou em sua vida.

Conto essa história sem mágoas, ódios ou rancores. Mas a angústia que sinto, ao recordar a injustiça de que foi vítima e a brutalidade de como meu filho me foi tirado,às vezes me faz fraquejar. Porém, surpreendentemente, Deus me concede uma inexplicável força para ir em frente com a determinação de quem não se entregou à desgraça da perda do filho, esse absurdo revoltante.

E só quem prestar muita atenção perceberá lá no fundo dos meus olhos, a dor, aquela, maior de todas.

A da mãe-órfã.

Um comentário:

Anna Leticia disse...

amei essa mensagem... é um poukinho do q cada uma de nos maes de anjinhos sentimos, uma mistura de dor e saudade... mas creio sempre em Deus, e ele nos ajudara a vencer, muito lindo seu espaço com a Duda... bj e tenha força


minha pequena em casa linda duda mamae ama pra sempre!!!